It's time to wake up!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Informática e programação

Para a maioria das pessoas informática e programação têm tanto a ver uma com a outra como a galinha tem a ver com o ovo. No entanto, para mim não é bem o caso.
Geralmente as pessoas que contactam comigo assumem não sei bem porquê que eu sou informático (na realidade a minha formação universitária é em engenharia electrotécnica) e consequentemente acham que eu devo perceber imenso de myspace, hi5, linux, skype, assim como estar obrigatoriamente a par da mais recente versão de qualquer tipo de software e hardware.
A verdade é que não só me estou nas tintas para tudo isso, como sou bastante inculto nessas modernices, e quando chego a casa estou tão farto de computadores que a última coisa que me apetece é pegar num. Quando comecei a aventurar-me na internet já os meus amigos e conhecidos a surfavam à imenso tempo.
O que eu gosto verdadeiramente é de programar, do desafio inerente ao analisar e tentar esquematizar e pôr em prática a maneira mais simples, rápida e eficaz de chegar de A a B. Isso sim, dá pica!
Claro que por exemplo fazer um site programando em HTML e javascript dá muito mais trabalho que recorrer a um programa de webdesign, mas o gozo inerente a isso é o mesmo que o de um tipo que pega num automóvel qualquer do ferro-velho e através do tunning o transforma numa máquina de devorar quilómetros, comparativamente ao de alguém que se limita a ir comprar um popó ao stand. Ambos os carros andam, mas...

P.S.
Não sei se tunning se escreve com um "n" ou dois. Não estive para pesquisar, mas optei por usar dois porque dá mais estilo!

Sem comentários: