Há uns dias vi na TV uma entrevista com o Sr Luís Filipe Menezes, líder do PSD - maior partido da oposição e (temo-o profundamente) com algumas hipóteses de vir a ser o mais votado nas próximas eleições legislativas se o governo do Sr Sócrates continuar a reger-se pela mesma bitola de até agora.
Entre outras coisas o Sr Menezes falou que era preciso aliviar o "peso do Estado". Mas que vem a ser isto? Não sou de compreensão lenta, mas mesmo assim preciso que me expliquem porque é que a salvação para uma empresa pública deficitária é vendê-la aos privados, como se tem feito a torto e a direito em Portugal desde as maiorias absolutas do Sr que nunca se enganava e raramente tinha dúvidas (Cavaco Silva para os que não sabem). O objectivo primordial de uma empresa privada não é servir os cidadãos, é fazer o máximo de lucro possível enquanto vende um serviço aos cidadãos. É algo bem diferente! Se uma empresa pública é ineficiente então que seja reformulada. Pelo menos tem a vantagem em relação às privadas de não precisar de alimentar os bolsos dos accionistas com lucros, basta-lhe equilibrar os gastos com os rendimentos. Só que a pressão dos tubarões das finanças é grande e o Estado precisa de dinheiro para reduzir o déficit, logo toca a privatizar!
Outra das afirmações chave do Sr Menezes foi que era preciso reformular as leis laborais para que os empresários não tivessem medo de investir, pois essa seria a única forma de gerar mais emprego. Por outras palavras, aumenta-se a precaridade do trabalho retirando direitos e garantias e tornando o despedimento mais fácil para que o compromisso em contratar alguém seja menor, logo estimulando o emprego. Ou seja, nesta economia liberal global, em vez de pressionar os países onde a mão de obra é altamente explorada e sem condições tal como na Índia e na China ainda comunista mas com uma economia de mercado (O Mao deve estar a dar voltas no túmulo), através do boicote dos seus productos, reduz-se as condições dos trabalhadores dos restantes países para poder competir com os primeiros. Será que neste século XXI iremos regredir para as condições laborais da revolução industrial do século XIX? Parece ser esse o objectivo do Sr Menezes!
Partido Social Democrata? Não vejo o que tem de social! Eu chamar-lhe-ia antes Partido Liberal Democrata!...
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Partido Liberal Democrata
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário